Mark 1.png

Mark Stratton Smith

é Mestre em Línguas Bíblicas pela Harvard Divinity School e Doutor em Línguas e Literatura Semíticas pela Universidade de Yale, tendo se especializado em ugarítico e hebraico. Presentemente, ocupa a posição de Professor de Literatura e Exegese do Antigo Testamento no Seminário Teológico de Princeton. Lecionou na Universidade de Nova York, na Universidade de Yale, na Universidade Saint Joseph e, como professor visitante, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma e na Universidade Hebraica de Jerusalém. É autor de 15 livros e mais de 100 artigos acadêmicos.

Ahmad 1.png

Ahmad Serieh

é Doutor em Arqueologia pela Universidade de Varsóvia. Entre 2005 e 2009, ocupou o cargo de Diretor da Coordenadoria Nacional dos Museus e Sítios Arqueológicos da Síria, tendo sob sua responsabilidade 52 museus. Dirigiu as escavações arqueológicas em Tell Arbid, na bacia do Rio Khabur, no Norte da Mesopotâmia, além de ter participado de vários outros projetos arqueológicos nessa região e atuado como professor nas universidades de Washington, Roma, Madri e Viena.

Liz 1.png

Elizabeth Bloch-Smith

é Mestre e Doutora em Arqueologia Siro-Palestina pela Universidade de Chicago. Tem participado de várias escavações arqueológicas ao redor do Mediterrâneo, principalmente em Israel, notadamente em Tel Dor, de 2000 a 2013, mas também em Chipre, Tunísia e Turquia. Atualmente é professora no Princeton Theological Seminary e atua como Diretora de Campo nas escavações de Tell Keisan, Israel. Suas obras incluem “Judahite Burial Practices and Beliefs about the Dead”, “The Impact of Siege Warfare on Biblical Conceptualizations of Yahweh” e “Archaeological and Inscriptional Evidence for Phoenician Astarte.”

Cintia 1.jpg

Cintia Gama-Rolland

é Doutora em Religião Egípcia pela École Pratique des Hautes Études, Sorbonne, Université de Paris, Mestre em Arqueologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e graduada em História pela Universidade de São Paulo. Atuou como Conselheira Científica no Museu do Louvre, tendo participado de diversas escavações arqueológicas no Egito. Atualmente integra duas missões arqueológicas no Egito e atua como professora nas Faculdades Metropolitanas Unidas.

Camila 2.png

Camila Souza

é Mestre e Doutora em Arqueologia Clássica pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo; realiza pesquisa de pós-doutorado na Université de Paris X, Nanterre, França; participou de vários projetos de pesquisa arqueológica na Grécia; foi coordenadora do laboratório de análises do Grupo de Trabalho Perus; e exerceu a função de Professora Visitante da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), atuando junto ao Centro de Antropologia e Arqueologia Forense.

Cris 2.png

Cristina Kormikiari

é Mestre e Doutora em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, onde atua como Docente em Arqueologia Clássica, bem como pesquisadora e co-coordenadora do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (Labeca-MAE/USP). Em seu pós-doutorado, realizou estágio no Centre Camille Julian, da Université de Provence, em Aix-en-Provence, França.

Yossi 1.jpg

Yosef Garfinkel

é Doutor em Arqueologia pela Universidade Hebraica de Jerusalém (UHJ), onde atua como Diretor do Instituto de Arqueologia e Professor de Arqueologia de Israel dos períodos pré-histórico e bíblico. Além de ter exercido a função de curador do Museu da Cultura Yarmukian, sediado em Sha'ar HaGolan, Yossi dirigiu escavações em alguns dos mais importantes sítios arqueológicos de Israel, incluindo Laquis, Khirbet Qeiyafa, Tel Tsaf e Khirbet Arai.

Élcio 2.jpg

Élcio Mendonça

é Mestre e Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), tendo atuado como Professor de Arqueologia na UNIMES e de Hebraico Bíblico na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa de pós-doutorado em Estudos da Tradução na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mantendo seu continuado interesse em Epigrafia Hebraica, Arqueologia e História de Israel e Judá.

Jorge 2.png

Jorge Fabbro

é Master of Arts com concentração em Arqueologia e Línguas Semíticas pela Andrews University (USA) e Doutor em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP). Desde 2014, atua como Presidente da ABAMO Associação Brasileira de Arqueologia do Mediterrâneo Oriental. Tem participado de várias escavações arqueológicas em Israel; e atua hoje como Coordenador do Núcleo de Estudos Avançados do Liceu Jardim (Santo André, SP), responsável pelo programa de educação continuada do corpo docente.

Vagner 1.jpg

Vagner Porto

é Mestre e Doutor em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP), onde atua como Professor de Arqueologia Mediterrânica e cocoordenador do Laboratório de Arqueologia Romana Provincial; coordenador do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP; coordenador do Grupo de Pesquisas ARISE - Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas; e editor chefe da Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.